0

Crise não muda ritmo de crescimento da Embraer


Fundada em 1969 como uma empresa de capital misto, vinculada ao Ministério da Aeronáutica, a Embraer percorreu um longo caminho até se tornar uma das maiores fabricantes de jatos do mundo. 

Privatizada em 1994, a companhia se internacionalizou, tornou-se uma das principais blue chips da Bolsa de São Paulo e pulverizou seu capital em 2006, ao mesmo tempo em que se tornava um player global no segmento de jatos executivos. Em 2008, a Embraer Aviação Executiva tinha 3,3% do total de unidades vendidas no mercado global, chegando a 17% em 2015. Isso corresponde a um em cada cinco jatos vendidos no setor, gerando uma participação de 10% em vendas. Em abril, a empresa entregou seu milésimo jato nessa categoria, para a Flexjet, de Cleveland, nos Estados Unidos. "Foi uma marca extraordinária", diz Marco Túlio Pellegrini, presidente e CEO da Embraer Aviação Executiva. 

Hoje, a empresa conta com uma carteira de 700 clientes em 60 países, mas vem enfrentando um mercado turbulento. A desaceleração nas vendas provocou o fechamento da fábrica na Embraer na China, mantida em joint venture com a chinesa Harbin. Segundo Pellegrini, esse cenário torna o crescimento sustentado da divisão de Aviação Executiva da Embraer ainda mais relevante. "Existe uma clara falta de confiança que vem impedindo a retomada plena. Mesmo assim, a Embraer tem tido um taxa de crescimento médio de 21% ao ano", afirma. Para atravessar esse período, a Embraer aposta nos novos modelos 450 e 500 da linha Legacy. 

A situação é mais confortável no segmento de aviação comercial, onde a empresa tem 60% do mercado global e 80% das encomendas. Os analistas de mercado avaliam que a empresa brasileira tem uma posição bastante vantajosa em relação à sua principal concorrente, a canadense Bombardier, que só a partir de 2017 deve lançar novos produtos para tentar reequilibrar o jogo. 

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.