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Os segredos da Gol para ser a preferida dos viajantes corporativos

Fonte: Divulgação/Gol.

A preferida dos viajantes corporativos.

É o que os números semestrais da Abracorp mostraram sobre a Gol em seu último balanço, que apontou uma queda bem menor da linha aérea em relação ao mercado.

Líder no segmento de viagens corporativas, com share de 32,3% em bilhetes emitidos e 30,1% em faturamento, a empresa tem seus segredos revelados em uma entrevista exclusiva com seu vice-presidente de Vendas e Marketing, Eduardo Bernardes, na última edição do Jornal PANROTAS.

"Essa performance é, no nosso entendimento, um reconhecimento do cliente corporativo a todas as iniciativas de melhoria de produtos e serviços que a Gol tem implementado, sendo que alguns desses investimentos têm como foco principal o segmento corporativo. Entenda-se que esses investimentos estão diretamente relacionados a gerarmos a real percepção de valor do nosso serviço tanto para os gestores de viagens, os clientes corporativos e também às agências de viagens corporativas", diz o executivo.

Segundo ele, investimentos em melhoria de malha, soluções tecnológicas ao cliente corporativo, oferta de assentos na categoria A da Anac e investimento em treinamento e capacitação estão entre as medidas para dar alternativas às empresas na hora de viaja.

Além disso, a oferta de wi-fi a bordo, serviço que ganha importância no consumo de viagens a negócios tanto na rede hoteleira quanto aéreo, também é mais um ponto positivo na luta preferência do viajante a negócios.

NEGOCIAÇÕES DE CONTRATOS

Outro foco da Gol para explorar o mercado corporativo é o investimento em relacionamento. Segundo Bernardes, com o mercado cada vez mais profissionalizado, empresas têm buscado negociações para além do preço individual de um bilhete para uma aviação mais ampla da relação custo-benefício de um acordo de período mais longo. "Esse cenário é que acreditamos e buscamos. Percebemos que as empresas que compartilham dessa mesma ideia estão mais satisfeitas com os resultados e são mais fiéis. Trabalham com um olhar específico para uma relação duradoura e ajudam a Gol a desenvolver ainda mais seus produtos e serviços."

Hoje, a companhia tem um grupo de clientes corporativos com o qual faz reuniões trimestralmente.

O VP de Vendas e Marketing da Gol, Eduardo Bernardes. Foto: Divulgação Gol.

"Do lado da oportunidade, entendemos que os clientes deveriam discutir durante o processo de negociação condições que permitam eleger sua companhia aérea preferencial e de fato investir nessa relação. Hoje percebemos em algumas negociações conduzidas apenas com viés de sempre ter a menor tarifa, criam um ambiente não favorável de médio e longo prazos."

VIAGEM DESCOMPLICADA

Para o VP de Vendas da Gol, o viajante corporativo atual espera um processo de viagem descomplicado, pontual, com malha aérea conveniente, com qualidade de atendimento, conforto e um programa de relacionamento que permita o uso de benefícios. "Considerando os aeroportos que contam a maior parcela dos voos do segmento corporativo, a Gol lidera em oferta de assentos e com uma malha que garante ao cliente ir e voltar no mesmo dia, reduzindo despesas de hospedagem. Ainda nesse ponto, a Gol pratica tarifas especiais quando a opção do cliente é ir e voltar com a gente."

Fonte: Panrotas

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