0

Centro Histórico de João Pessoa se destaca no turismo cultural


Eu conhecia as belezas do Centro de João Pessoa apenas por fotografias.

Tendo a oportunidade de visitar cada local, vejo como é encantador, rico, cheio de nuances, de um valor estético singular”, revelou a estudante de Arquitetura, de Minas Gerais, Camila Carsoi, durante passeio pelos principais pontos turísticos do Centro da Capital, acompanhada do namorado e uma amiga.

O trio é da cidade de Muriaé, Sudeste mineiro. Está em João Pessoa desde o início de dezembro, num passeio que combina turismo e estudos. “Quero contar tudo para o meu professor, falar dos prédios históricos que eu visitei, mostrar as fotografias, explicar as coisas que aprendi de arquitetura barroca e rococó, que compõem esse ambiente lindo do Centro de João Pessoa – impressionante”, completou a estudante.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico de João Pessoa abrange 502 edificações e uma área de aproximadamente 370 mil m². Ao todo, segundo dados da Arquidiocese da Paraíba, a Capital paraibana conta com 11 igrejas tombadas, tanto pelo Iphan, como também pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep). É um cenário ideal para quem busca praticar o turismo cultural – de visitação a prédios históricos e mergulhar na história da cidade.


O secretário de Turismo de João Pessoa, Fernando Milanês, ressalta a importância desse segmento para a economia da Capital, destacando as intervenções realizadas pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) para devolver a cidade sua riqueza cultural, além de potencializar o turismo no local. “O prefeito começou pela Praça da Independência, que junto com a Lagoa, num segundo momento, se transformaram nos espaços mais procurados pela população e têm sido utilizados para o lazer e para a realização de atividades físicas”, explicou.

“Já quem procura conhecer mais sobre a história da cidade, as igrejas e monumentos históricos são bem convidativos. O Parque Casa da Pólvora e o Hotel Globo, no Varadouro, com suas atividades culturais, além de uma ampla área externa com visão panorâmica para o Centro Histórico. Ainda tem a Praça João Pessoa e Praça da Pedra, que têm um valor estético e cultural. Enfim, nossa cidade tem muito a oferecer para os turistas, além das praias. O turismo e a cultura têm que andar juntos”, enfatizou.

A Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) trabalha no sentido de divulgar a cidade para outros lugares do Brasil e de fora do País, principalmente no turismo cultural, com material informativo e através do próprio site institucional da Setur. Foi por meio dele que um grupo de turistas, também de Minas Gerais, decidiu conhecer a Capital. Na igreja de São Francisco, a pedagoga Maria Emanuela revelou seu encantamento com o monumento histórico, e disse estar surpresa com a riqueza do Centro da Capital.


“Estou adorando. É realmente tudo muito bonito. Histórico, no entanto bem preservado. Acho importante que as cidades valorizem esse aspecto cultural e João Pessoa faz isso com muita competência”, afirmou a turista da cidade de Sete Lagoas (MG).

Além das belezas arquitetônicas e das intervenções urbanísticas, o Centro Histórico da Capital seduz pelas ações no âmbito da cultura. Destacam-se o tradicional Sabadinho Bom, realizado todos os sábados pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), na Praça Rio Branco, e o Festival Internacional de Música Clássica – também realizado pela Funjope. No caso do Festival, que é anual, é um evento que já entrou para o roteiro do turismo pessoense, atraindo interesse de visitantes de vários lugares do Brasil.

Realizado em igrejas históricas da cidade, o evento reúne músicos locais e de vários lugares do mundo. Os concertos recebem lotação máxima, com plateias de várias faixas etárias, numa prova do sucesso da iniciativa desenvolvida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), com patrocínio do BNDES e Ministério da Cultura.

Pela beleza arquitetônica ou cultural, o turista que visita a Capital tem motivos suficientes para colocar no roteiro um passeio pelo Centro Histórico de João Pessoa.

Fonte: Prefeitura de João Pessoa

Nenhum comentário

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.