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É possível dormir bem no avião, mesmo estando na classe econômica


A não ser que você viaje na primeira classe, dormir durante um voo costuma ser uma coisa um tanto ingrata.

Mas, acredite: existe um jeito de chegar em seu destino sem parecer um zumbi. Confira abaixo algumas dicas para conseguir dormir com (alguma) tranquilidade no avião. 

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Getty Images.

Evite a cafeína

Parece óbvio, mas não é: quando fala-se de cafeína, o café preto é só um dos possíveis vilões da história. Alguns tipos de chá e de refrigerantes, por exemplo, são carregados desta substância que aumenta a concentração - tudo o que você não precisa quando está precisando dormir. Na dúvida, vá de infusões leves: camomila e erva-doce, por exemplo, ajudam a relaxar mesmo a trinta mil pés de altitude.

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Álcool? Melhor não

Tem quem jure que uma taça ou duas de vinho é o melhor remédio para dormir durante o voo. Porém, leve em consideração o fato de que, em grandes altitudes, os efeitos do álcool só aumentam - incluindo aí roncos, dor de cabeça, sudorese e... Insônia! Na dúvida, se for beber, que seja com bastante moderação, e não como meio de pegar no sono.

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Pés para o alto

Estique-se o quanto for possível na hora de encontrar uma posição para dormir. Manter os pés no alto ajuda: use a mala de mão como apoio, se necessário. Trazer uma almofada de casa também pode ser boa pedida para deixar o assento um pouco mais confortável. Tirar os sapatos é boa ideia, mas lembre-se de que os pés costumam inchar durante o voo - escolha sapatos que sejam fáceis de calçar mesmo assim. E, por favor: se você tiver chulé, permaneça com os sapatos. Seus companheiros de voo agradecerão.

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Escolha bem o seu assento

Escolher um assento do lado da janela garante duas vantagens: ter algo sólido no qual se acomodar na hora de cochilar em voos mais longos e manter distância da movimentação do corredor. Para um sono mais tranquilo, outras boas ideias são reservar um assento próximo às asas (onde a turbulência é menor) e longe das áreas mais movimentadas, como os banheiros ou a frente do avião.

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Um lanche leve

A digestão é mais lenta nas alturas, portanto escolha bem o que vai comer antes de embarcar. Um lanche muito gorduroso, por exemplo, pode atrapalhar seu descanso durante o voo. Alimentos como bananas, iogurte, nozes e mel, por exemplo, são boas escolhas porque têm substâncias que colaboram com o sono.

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Faça seu kit de voo

Para garantir um merecido descanso, vale a pena investir em um pequeno kit de voo, com uma blusa de frio (ou um xale), máscara de dormir e protetores auriculares. Vale também trazer o próprio travesseiro de casa, se quiser, ou investir em uma almofada específica para o pescoço.

Fonte: Uol

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