1

Cinco milhões de pessoas devem passar pelos aeroportos do Nordeste nas festas juninas


O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação (MTPA) informa que pelo menos 5,1 milhões de pessoas devem passar pelos principais aeroportos do Nordeste, região que concentra os maiores eventos de São João do Brasil, de junho até 15 de julho.

O cálculo é realizado com base em estimativa de venda de assentos. Vão ser 11% a mais em relação ao mesmo período do ano passado, quando mais de 4,6 milhões de passagens foram efetivamente vendidas para voos com destino a Fortaleza, João Pessoa, Natal, Recife, Salvador, Aracaju, Campina Grande, São Luis e Teresina.

O aumento do fluxo exige atenção redobrada dos passageiros, especialmente com as novas regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), definidas em março deste ano. Entre as principais mudanças estão a obrigatoriedade da prestação de informações sobre a oferta do voo pelas companhias aéreas antes da compra da passagem, o direito de desistência da compra do bilhete em até 24 horas depois do recebimento do comprovante e a liberdade para cobrança, pelas empresas, sobre a bagagem despachada.

NOVO GUIA DO PASSAGEIRO – Para esclarecer os direitos e deveres dos 
passageiros, a SAC conta com uma página especial na internet, onde o usuário pode consultar informações e tirar dúvidas, inclusive, sobre as novas regras. A página Novo Guia do Passageiro traz orientações sobre custo de passagem, reembolso, remarcação, multas, atrasos e cancelamentos, documentação e alteração de voos pelas companhias aéreas, entre outros.

“Os períodos de maior demanda impactam diretamente no aumento do tempo de espera nas filas do check-in, por exemplo, por isso recomendamos a todos chegarem com duas horas de antecedência do voo. Vale lembrar aos passageiros que confiram toda a documentação necessária para o embarque, com atenção especial aos menores desacompanhados, em férias neste período”, alerta Thiago Meirelles, coordenador-geral do Departamento de Planejamento e Gestão Aeroportuária do MT.

Ele recomenda ainda que os passageiros pesquisem sobre as novas regras de cobrança de bagagem, conforme os planos divulgados recentemente pelas companhias aéreas. “É uma novidade que começa a vigorar este mês e que pode causar dúvidas. Vale uma pesquisa”, diz.

Em caso de problemas, Meirelles recomenda que o passageiro procure, em primeiro lugar, a companhia aérea. Se houver algum descumprimento por parte da empresa, o consumidor tem à sua disposição um portal do Ministério da Justiça para fazer a mediação de um eventual conflito. O consumidor pode, ainda, procurar o sistema de atendimento da Anac (telefone 163) para reclamações ou apresentação de denúncias sobre a má prestação do serviço.

Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

Um comentário:

  1. Se houvesse uma politica estratégica de voos extras para os principais destinos voltados para as festas juninas com certeza teriam um melhor aproveitamento, mas não é o que vemos. As empresas aéreas continuam nadando contra a maré nas estratégias de mercado e não aproveitam de fato os destinos juninos. Campina Grande que é considerado o Maior evento de festas juninas do MUndo, vejam bem, do mundo não estamos falando da região.... Tve incremento singelo da Azul de voos extras e aos domingos. Vê-se claramente que foi bem baixo em relação ao potencial da festas. Especialmente a Azul, com seus super rentáveis ATRs poderia ter tido uma oferta maior de voos especialmente nos dias de maior pico como quintas, sextas, sábados e domingos e ainda nos dia de maior frequência de pessoas nas datas principais. Outro fator são os abusivos preços das passagens aéreas para o período. Outro fator é que cidades como Caruaru-PE e Patos-Pb poderiam receber voos extras da Azul com seus ATR e potencializariam a demanda. Mas, ainda haverá uma cia aérea que realmente promova as demandas com ideias futuristas que ajam além do mundo pequeno, ultrapassado e sem noção das atuais companhias aéreas que brigam pelo mesma rota e se enchem de prejuízos.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.