0

Pilotos podem estar respirando ar contaminado


Um recente estudo conduzido pela Universidade de Stirling, na Escócia, mostra que a segurança pode estar sendo afetada pelo ar respirado pelos pilotos durante longas horas de voo.

Pesquisadores afirmaram existir uma ligação clara entre a qualidade do ar e uma variedade de anomalias no estado de saúde dos pilotos.

As tripulações que participaram da pesquisa se queixaram de dores de cabeça e tonturas, assim como problemas de respiração e visão. O provável motivo é o modo que o ar é captado para dentro da aeronave. Nos modernos aviões comerciais um sistema drena uma porção do ar do motor, filtrando e reduzindo a temperatura, para então ser direcionado à cabine.

O problema pode estar na forma como o ar está sendo filtrado, insuflado nas cabines pelo compressor do motor e levado com diversas impurezas a bordo, incluindo contaminação por lubrificantes do motor e outros fluidos aeronáuticos.

Cientistas examinaram a saúde de mais de 200 tripulantes que apresentavam um padrão claro de sintomas agudos e crônicos, que afetam diretamente a segurança de voo. Um dos testes revelou que 88% dos pilotos tinham consciência de sua exposição ao ar contaminado, enquanto quase 65% especificaram efeitos típicos de inalação de ar carregado de impurezas. O efeito também é sentido por passageiros frequentes, porém em grau menor.

O fenômeno também pode explicar por que os tripulantes são mais susceptíveis a doenças crônicas quando comparados a média da sociedade.

Fonte: Aeromagazine

Nenhum comentário

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.