46

Aeroporto de Natal no buraco - Agora somos nós que vamos pra Paraíba


O anúncio por parte da empresa Inframerica, gestora do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante, do fechamento noturno para obras na pista principal, revela-se, quando pouco, um alerta de que estamos quase chegando ao fundo do poço, se é que aqui no Rio Grande do Norte o poço tem fundo.

Ora, é bom relembrar que esse Aeroporto de São Gonçalo do Amarante nasceu da ideia de se instalar um escoadouro para os produtos da Zona de Processamento de Exportações – ZPE, a ser edificada em Macaíba. Como sempre em ano de campanha eleitoral os políticos de plantão arranjam um milagre! E pior, o povo acredita.

O problema “esquecido” pelos pais da ideia - e havia muitos à época - é que o RN não exporta nem importa em volume para justificar tal investimento, e todos os outros Estados do país tem aeroportos que podem receber cargas!

Como o Governo Federal gastou cerca de R$ 200 milhões, em valores da época, como foi publicado, com a construção da pista, tiveram que justificar esse dinheiro jogado no lixo para a construção de um aeroporto civil de passageiros em uma capital que absolutamente não precisava de outro aeroporto. 
No máximo, da ampliação do terminal do aeroporto de Parnamirim, com pistas construídas há 75 anos, sem necessidade de reformas paralisantes.

O interessante nisto tudo é que a anúncio inicial era de que apenas 7% dos voos iriam ser cancelados. Agora ultimamente, já aumentaram o prejuízo para 25% dos vôos que partem e chegam a Natal, embora o único voo internacional para Lisboa preveja cerca de 50 dias de paralisação, com prejuízos inéditos e significativos para a indústria do turismo local, já que cerca de 70% dos passageiros são estrangeiros.

O decantado “trade” turístico local perdeu a voz, ou já só a tinha para pedir divulgação, e as reclamações foram roucas.

Antes os paraibanos vinham embarcar no aeroporto de Parnamirim. Agora somos nós que vamos pra Paraíba, já que o custo do turista que vem para Natal, especialmente pra Pipa, aumentou muito com o novo aeroporto.

Mas o pior mesmo é ficar insistindo nesse aeroporto longe (o que fazer?), já em condições precárias das instalações, com funcionários insatisfeitos, serviços de alimentação inviáveis para os empresários, com todos os usuários pagando caro pela irresponsabilidade continuada do Governo e das lideranças políticas do Estado, que muito defenderam o novo aeroporto e que animaram tantos votos de incautos, sem que os gestores públicos tomem qualquer posição séria e corajosa a respeito.

Para fechar o “firo”, eis que a Inframerica agora diz que o aeroporto é inviável como negócio, apesar de cobrar o estacionamento mais caro do país, e quer ser ressarcida porque foi enganada pelo Governo. Elementar, meu caro Watson, empresário que confia em político no Brasil não tira a conta certa. Ou então se deixou enganar. Não há outra alternativa.

Fato é que há muito dinheiro público envolvido de forma irresponsável, no mínimo agredindo-se o princípio constitucional da eficiência administrativa, além de incomensurável prejuízo da população potiguar e dos turistas, que fazem este setor o maior negócio deste Rio Grande sem norte.

Fonte: Tribuna do Norte

46 comentários:

  1. Grande texto, disse tudo... Enquanto que no Brasil, questões técnicas forem exterminadas por questões políticas, este exemplo do novo aeroporto de Natal vai se multiplicar (ou já se multiplica) em várias outras áreas.

    O aumento/ampliação da infraestrutura só pode ocorrer com crescimento econômico visível, e não fazer o contrário. Isso não existe! Por isso, tantos "elefantes brancos" espalhados pelo Brasil e sem utilidade alguma.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora é encontrar uma saída,já está feito o melhor é trabalhar para que o prejuízo seja o menor possível

      Excluir
    2. Queria aqui registrar que esse Aeroporto hotel não é em Natal-RN, como está no título acima. Registre-se isso, por favor!

      Excluir
    3. E eu gostaria de registrar que a reportagem é de outro site, e esta aqui na íntegra, por isso não posso desrespeitar e mudar o título. Peço que entre em contato direto com quem elaborou (verificar com o site) pedindo a correção. Caso ele corrija lá, farei aqui também.

      Excluir
  2. Uma das principais consequências da alteração de endereço do aeroporto de "Natal", que nunca foi de verdade, pois antes era em Parnamirim e agora em São Gonçalo do Amarante, foi o distanciamento dos principais pontos turísticos do estado. Outro absurdo do novo aeroporto é o "pedágio" de acesso. Isso mesmo, dizem que é pelo estacionamento, mas além de impedir o acesso ao embarque e desembarque, as cancelas ficam muito distantes do estacionamento e, consequentemente, do aeroporto, o que obriga a quase todos a terem de se apressar a deixar e pegar as pessoas para não ter que pagar pelo "estacionamento" que não é barato. Uma verdadeira máquina de fazer dinheiro. Esperar alguém chegar no aeroporto ou levar alguém e esperá-lo embarcar, nem pensar!! Sai caro.

    ResponderExcluir
  3. isso chama-se ignorância política dos políticos do RN em construir esse aeroporto em São Gonçalo do Amarante, o RN afundou o turismo no RN devido o aeroporto ser longe, e as condições são de péssima qualidade, agora estar aí a pista afundando, fizeram um aeroporto no local onde o solo é ruim, já Augusto severo estar aí, o RN não tem essa quantidade de passageiros chegando e saindo, o antigo aeroporto resolve o problema de turismo pois fica num local onde fica tudo perto, mais os políticos queriam fazer, ano que vem tem eleição, vai começar a mesma história uns querendo abrir o Augusto severo e outros dizendo que o de são Gonçalo será melhorado tudo mentira, na época iam fechar o Augusto ninguém digo políticos de Parnamirim e de Natal não falaram nada agora querem fazer só pra enganar o povo como de sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso se chama enriquecimento próprio ilícito em detrimento dos interesses da sociedade. A queda no turismo diminuiu as receitas do estado, o que contribuiu para o atraso no salário dos servidores e aposentados. Simplesmente um desrespeito com o povo potiguar

      Excluir
  4. Além de longe que só o caralho, a pista e perigosa, mal iluminada, o aeroporto tem pouco atrativo para quem fica esperando alguém, não tem como ver os aviões na pista, as lojas são caras demais e ainda botam o nome de um corno em vez de alguém mais nobre.

    ResponderExcluir
  5. Tem alguém que ainda não sabe aonde está o dinheiro?

    ResponderExcluir
  6. Sem contar que dono do terreno aonde está o aeroporto é de um politico influente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que por sinal está preso né, mas ainda influente, fdp.

      Excluir
  7. Vaidade política e, com certeza muitos desvios da verba pública. Ponham isso na conta dos Alves e da senhora Rosalba Ciarlini. À época, todos os estudos técnicos mostravam que era inviável.

    ResponderExcluir
  8. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante é tão bom e importante que as próprias aeronaves do Governo do Estado do Rio Grande do Norte NÃO o utiliza, pois os políticos que usam taís aeronaves não querem ter tão grande privilégio de operar em aeroporto novo é conseguiram autorização especial para continuar operando no antigo aeroporto... Como o Brasil precisa dos exemplos desses políticos... #sqn

    ResponderExcluir
  9. Desde o início achei que esse "novo aeroporto" não ia dá certo. Muito longe de Natal e construído por vaidade política.
    Com certeza, alguns políticos conhecidos ganharam muito dinheiro com a construção deste aeroporto que fica "lá na baixa d'egua".
    Agora, estão vendo que é inviável.
    Tarde e triste demais....

    ResponderExcluir
  10. Por conta desta obra super, mega, hiper, ultra e giga faturada, já tem um vagabundo preso que atende pelo nome de Henrique Alves. A população de Natal não merecia este presente de grego e com certeza esta é mais uma das sacanagens que esta horda de bandidos,trupe de canalhas e camarilha de ladrões deixaram de herança maldita ao estado do RN. Chora Povo!!!

    ResponderExcluir
  11. Com certeza a população de Natal / RN merece, sim. A grande maioria são apaixonados por esses políticos e não votam pensando no bem-estar da maioria. Só querem os favores desses miseráveis políticos.

    ResponderExcluir
  12. Se alguém não souber é só procurar Henrique Eduardo Alves que ele sabe.

    ResponderExcluir
  13. Que eu saiba no Brasil NÃO existe nenhum outro Aeroporto que tenha TRÊS pistas , cada uma em condições de receberem Avioes de grande porte. E vou tomar por exemplo FORTALEZA ,RECIFE ,SALVADOR só tem uma Pista cada um e atende muito bem. Aí vai aparecer algum incauto e vai me dizer, que tem os Aviões da Antiga BANT ( que agora passou a ser chamada de ALA) , outra besteira da FAB ( esta invenção de trocar um nome famoso, desde a Segunda Guerra Mundial). Foi o que aconteceu com Parnamirim há tempo atrás, que trocaram o nome tradicional pelo o de Eduardo Gomes) e graças à Deus, viram o erro e corrigiram depois.Até agora a BANT não conseguiu assumir as Instalações do Augusto Severo e nem sei se vai assumir algum dia. Alguém sabe porque as Pistas do Augusto Severo estão do mesmo jeito até hoje? É porque foram feitas pelos Americanos. Não tem cabimento uma Pista como o do Aeroporto de São Gonçalo já tá precisando de Reforma com menos de 06 anos de uso.

    ResponderExcluir
  14. Os Aeroportos de FIRTALEZA e RECIFE são dentro das Cidades e em vez de ter alguém pensando em tira-los de lá, tão é estudando pra construírem uma Segunda Pista, já que a BAFZ, BARF e o PAMA-RF foram praticamente desativados pela FAB.

    ResponderExcluir
  15. Venderam um sonho para a população da grande Natal. Iria ser o 5 maior aeroporto de carga do mundo com voos internacionais. Nacionais ficariam no Augusto Severo. Mas a Inframerica disse que era inviável. só assumiria o novo aeroporto se desativasse o Augusto Severo. Não queria concorrência. E assim foi feito pelos políticos para concluir para Copa. O governo federal empurrou como pode para o setor privado. Era prioridade.
    Construíram um terminal para atender a demanda atual de carga e passageiro. Seria inviável construir algo sem demanda. Isso não falaram.Isso será feito com o passar do tempo. Recebemos um grande presente de grego.
    O Augusto Severo tinha passado por uma reforma e estava entre os 5 melhores aeroportos do país em atendimento. Tinha área para ampliação. 3 pistas. 1995 a pista principal foi recapeada pelos americanos para receber o C-5.3 maior avião do mundo.
    Só quem gostou do novo aeroporto além dos políticos que ganharam dinheiro com isso, foi o comando FAB. Tem uma Base exclusiva como sempre quis para treinamento.

    ResponderExcluir
  16. O outro problema é a falta de segurança para transitar a noite para o aeroporto. Vários assaltos já ocorreram e continuam correndo. Taxi caríssimo. De dia tem congestionamento do inferno. A pessoa tem que sair de 2 a 3 horas para não perder o voo. Em 1:30 eu estou em João Pessoa.
    Fui para foz do Iguaçu por João Pessoa.Faz 2 anos A CVC vendeu por lá porque era mais barato a a passagem. Tinha muita pessoas de Natal lá.
    Natal perdeu passageiros para João Pessoa; Como muitos turistas estão indo para pipa por João Pessoa também. É mais rápido. Isso é fato.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só falta experiência de vida, pra você saber do que tá falando... Tudo que você falou é o oposto, de tão cristalino que é.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Falta experiência mesmo. Rindo muito. Kkkkkkkk.

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra mentira... pela SAC, nos últimos anos, foram Recife e Curitiba.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Pesquisa do órgao oficial de aviação civil no Brasil é "mal informado"? kkkkkkkkk.

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Fica ai a vontade cara, e não deixa de ver o link de 2014 (RECIFE), 2015 (CURITIBA), 2016 (CURITIBA), o melhor aeroporto do brasil. Tudo da INFRAERO, não da INFRAMERICA.

      Excluir
    6. pois é Jarbas Moreira, mas um que quer devolver, negócio bom é privatização, eu compro, pego dinheiro emprestado do BNDES,

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha ai a realidade:

      2014 (RECIFE): http://www.aviacao.gov.br/noticias/2015/04/passageiros-escolhem-o-aeroporto-do-recife-como-o-melhor-do-brasil

      2015 (CURITIBA): http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2016/03/pesquisa-elege-aeroporto-de-curitiba-o-melhor-do-brasil

      2016 (CURITIBA): http://www.aviacao.gov.br/noticias/2017/01/passageiros-escolhem-curitiba-o-melhor-aeroporto-do-brasil-em-2016

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Não se preocupe, seu link não será retirado.

      Excluir
  21. Everardo tudo bem cara. Deixe ai seus comentários, e vide que segue. (não deixa de ver os links da SAC, viu).

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qualquer pesquisa o que vale é a final (a soma de todos os trimestrais, bimestrais, mensais, o que seja). Não insiste mais com isso cara. Abraço.

      Excluir
  23. Resumindo essa palhaçada,extremamente um elefante branco...
    Sou Natalense e trabalho na aviação,me sinto constrangida ter estudado tanto para poder tentar algo nesse elefante branco,sem perspectiva de crescimento e estabilidade.

    ResponderExcluir
  24. Infelizmente, Everardo Neto retirou todas as suas mensagens. Uma pena mesmo, pois as pessoas não puderam ver a conversa travada comigo e tirar suas próprias conclusões. Mas, deixarei acima, a informação que o site gera automaticamente, quando a pessoa tira seu próprio comentário: "Este comentário foi removido pelo autor".

    Peço desculpas aos demais, pois verão minhas mensagens de forma desconexa, sem as informações dadas pelo Everardo Neto.

    ResponderExcluir
  25. Não entendo como pessoas desinformadas fazes esses tipos de materiais, o aeroporto de Parnamirim estava entregue às baratas os únicos que reclamam é quem mora pelos lados de lá, é só perguntar uma pessoa neutra que conhecia o outro e o atual que a resposta sempre a mesma, lindo aeroporto, confortável e limpo, o aeroporto de SGA sempre ganha prêmios de órgãos especializados nos requisitos para aeródromos. Vi uns comentários que a pista é mal iluminada, tem equipamentos que nem existiam no antigo, e outro dizendo que não dá pra ver os aviões, é só comprar uma passagem que vc até entra dentro do avião meu filho.
    Conheço o aeroporto é é top!

    ResponderExcluir
  26. vamos privatizar tudo, isso é bom, agora não sei pra quem

    ResponderExcluir
  27. E quem for pro litoral sul do Rio Grande do Norte, pode embarcar/desembarcar por João Pessoa, que é muito melhor!

    ResponderExcluir
  28. Sem sombra de dúvidas, pousar em JPA é mais acessível que o NAT. Especialmente se o destino for mesmo litoral SUL de RN.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.