2

Aeronáutica informa que ILS do Aeroporto de Campina Grande funciona parcialmente


ILS do Aeroporto de Campina Grande funciona parcialmente.

Esta informação foi dada pela Assessoria de Imprensa da Aeronáutica, após questionamento do site AEROJOAOPESSOA.

O AEROOJOAOPESSOA questionou a Aeronáutica sobre o funcionamento, devido a informação de NOTAM sobre o ILS.

Segue abaixo, na íntegra, a resposta dada pela Assessoria de Imprensa:

O Aeroporto de Campina Grande opera por instrumentos (IFR) de não precisão. Para o aeroporto operar o ILS (instrument landing system) completo, com informações de direção e ângulo de descida, são necessárias adequações na infraestrutura do aeroporto, que são de responsabilidade da Infraero. A empresa é responsável também pelo processo de homologação do aeroporto junto à ANAC.

No intuito de melhorar o serviço de radionavegação, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) decidiu “desativar” o glide slope (sistema que mostra o ângulo de descida) por meio de NOTAM e ativar a operação do localizador, que oferece as informações de direção por meio de cartas aeronáuticas.

Mais informações sobre o funcionamento do ILS estão disponíveis na Aerovisão, revista oficial da Aeronáutica: https://issuu.com/portalfab/docs/aerovisao_2014_242/50

Atenciosamente,

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Aeronáutica instalou e homologou o ILS

Mesmo tendo sido a própria Aeronáutica que instalou e homologou o ILS no Aeroporto de Campina Grande, a mesma não informou exatamente quais eram as adequações na infraestrutura que o aeroporto deveria fazer, conforme nota acima publicada.

No processo de homologação de um equipamento, como o ILS, é emitido relatório sobre seu funcionamento ou medidas que devem ser tomadas para corrigir interferências ou falhas.

O que é um ILS (Instrument Landing System)?

ILS é um sistema baseado na transmissão de sinais de rádio que são recebidos, processados e apresentados nos instrumentos de bordo, de modo a definir uma direção que representa a prolongamento do eixo da pista de uma trajetória de descida tal que permite uma aterrissagem segura dentro da zona de toque de pista.

Este sistema permite pousos em condições meteorológicas marginais, porém dentro das mais altas exigências na área de segurança de voo.

Por Jarbas Moreira, do AEROJOAOPESSOA

2 comentários:

  1. Diante dos pareceres vindos da Aeronáutica, entendemos que, A INFRAERO precisa agir e promover os ajustes para termos um Aeroporto mais seguro.
    A pergunta que surge agora é porque as lideranças politicas locais e ainda o Governo do Estado não buscam interagir com a INFRAERO para promover as melhorais cabíveis.
    Fica claro o completo descaso pelos políticos paraibanos que não honram seu povo.
    São desafios como este que fazem hoje em dia Campina Grande-Pb permanecer com 4 voos, mesmo após mais de 40 anos de sua construção onde o Aeroporto defasado não acompanha a evolução do seu povo devido as politicagens sem vergonha da classe politica.

    Parabéns ao BLOG que nos instrui a sermos mais evoluídos do a classe política e em breve Campina Grande terá um Aeroporto a sua altura.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita a colocação. Quando a classe política fez pressão para se colocar um ILS em Campina Grande achava que seria apenas colocar o equipamento e pronto. Esse equipamento instalado no aeroporto de Campina Grande é um dos mais sofisticados do mundo dentro da sua classe. Mas para ele funcionar são necessárias mudanças na configuração da pista; aumentar o pátio e realizar outros mudanças cabíveis. A Aeronáutica fez seu dever de casa com maestria, mas os políticos locais, governos municipal e estadual, como também a INFRAERO se fizeram de "mortos" e como parece vai acabar numa pizza sem gosto. QuEm paga o preço é a população da região que tem que se deslocar para outros aeródromos toda vez que as condições meteorológicas - teto baixo e/ou visibilidade reduzida - estão presentes na hora do pouso. Pensar e agir, principalmente, no aeroporto de Campina Grande é contribuir para o desenvolvimento dessa nossa região.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.