3

Diretor do DER contesta empresa aérea e garante que aeroporto de Cajazeiras suporta avião ATR 72

Aeroporto de Cajazeiras não terá voos da Azul.

O diretor de Planejamento do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB), José Arnaldo, contestou a empresa de aviação Azul Linhas Aéreas Brasileiras e disse que a pista do aeroporto de Cajazeiras tem condições de suportar o avião ATR 72.

A Azul deixou de fora o aeroporto de Cajazeiras das suas novas rotas de escala alegando que a pista não tem estrutura confiável para suportar a aeronave modelo ATR 72, que transporta 68 passageiros.

No entanto, José Arnaldo disse que a empresa não entrou em contato com o DER para falar sobre o caso. Ele garante que a espessura e o material do pavimento suportam a aeronave, mas admite que tem dúvida se o comprimento da pista é suficiente para o pouso desse modelo.

“Em termos de peso da aeronave não terá problema nenhum. Eu fico em dúvida com a extensão da pista”, afirma o diretor de Planejamento do DER. Em seguida ele ressalta que o fato de ter cogitado colocar Cajazeiras na rota mostra que há interesse por parte da empresa.

“Essa notícia da Azul nos surpreende de forma alvissareira porque mostra que eles já enxergam em Cajazeiras uma potencialidade para escala de voos. Então, se eles demostraram essa intenção, eles vão procurar o Estado e o governo vai adotar providências que venham atender aos anseios da população do Sertão paraibano”.

Ainda segundo José Arnaldo, com uma pista de 1.600 m de extensão por 30 m de largura e um pavimento de 40 cm de espessura feito com materiais dos mais resistentes, o aeroporto de Cajazeiras vai receber voos comerciais em breve: “É um aeroporto de características modernas e que certamente vai poder operar aeronaves de pequeno e médio porte”.

Fonte: Diário do Sertão

3 comentários:

  1. A culpa de tudo isso é do Governo do Estado, vamos analisar duas hipóteses sobre isso, que vão chegar no mesmo local: culpa do governo o estado.

    Hipótese 1: "O digníssimo representante o DER diz que há condições da pista". Então porque o próprio DER indicou um valor de PCN (associado a carga que a pista pode suportar de uma aeronave) tão baixo para a Anac e Aeronáutica? Com o valor informado não há condições de pousar nem um ATR 72. E nem pensem em Airbus 319/320 ou Boeing 737-700 ou 800 no Aeroporto de Cajazeiras. "O representante do DER disse que a pista é curta". Ele demonstrou ai que nem conhece o modelo da aeronave, que é utilizada principalmente em pistas curtas, em todo o mundo!

    Hipótese 2: Não há condições de voos comerciais com aeronaves a partir do ATR 72, que podem levar entre 68 ou 70 passageiros dependendo do modelo. Então porque o Governo fala que há possibilidade de operar voos comerciais através das companhias aéreas brasileiras? Não voa nem Azul, Avianca, Gol ou latam do jeito que tá em Cajazeiras. Só voa com aeronave de 30 ou 40 passageiros, ou seja, uma companhia aérea que tenha um modelo deste tamanho. E nem pensem em Airbus 319/320 ou Boeing 737-700 ou 800 no Aeroporto de Cajazeiras.

    É torcer que um dia o Governo do Estado faça um concurso público ou contratação direta de profissionais que conheçam sobre infraestrutura aeroportuária, urgentemente. Só com um quadro técnico e qualificado. Enquanto o DER for o responsável por isso, teremos que ouvir absurdos ditos por seus representantes que desconhecem infraestrutura aeroportuária. No DER aviação é tratada em último caso. Faz-se necessário um estrutura independente no governo, para se tratar de aviação.

    É urgente se fazer um PLANO DE AVIAÇÃO NO ESTADO DA PARAÍBA! Definindo assim, planos e programas para adequar os aeroportos controlados pelo Governo do Estado e assim, conseguir linhas de financiamentos públicas que já existem.

    Se nada for feito... é mais um 7 x 1 que teremos que engolir.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, mas mensagens com palavrões devem ser evitados.

      Por favor, peço que reescreva seu comentário, mas seguindo minha orientação acima. Fico no aguardo.

      Excluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.