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Cancelamento de voos para JP gera reclamações


Passageiros da empresa aérea Azul têm reclamado dos constantes cancelamentos de voos para João Pessoa, ocorridos nos últimos meses. 

Mesmo com passagens cujo destino final era a Capital paraibana, consumidores só foram de avião até Recife, no vizinho estado de Pernambuco, e ao chegar lá, precisaram se deslocar para João Pessoa por meios terrestres. 

Segundo o engenheiro civil e especialista em transportes, Jarbas Moreira, o fato do centro de distribuição da Azul ser em Recife, pode facilitar que o contratempo aconteça. 

“A rota João Pessoa para Recife é a mais curta em distância e, consequentemente, tempo de voo. Caso alguma aeronave fique inoperante e haja necessidade de cancelar algum voo, a rota para João Pessoa acaba sendo a priorizada, pois os custos de deslocamento dos passageiros por via terrestre, seriam os menores, comparados a outras cidades mais distantes que a Azul opera”, explica. 

Ainda de acordo com Jarbas, só nas últimas semanas cerca de 13 voos foram cancelados, o que afetou mais de 700 passageiros. 

Quem passou por essa situação foi o gerente comercial Gleriston Castro. Segundo ele, o último caso aconteceu no ano passado. Depois disso, ele, que viaja toda semana, tem evitado a companhia área, já que as últimas experiências não foram muito agradáveis. 

“Eu tive que vir de van de Recife para João Pessoa, foi chato e cansativo. Outra vez, eu vinha de Maceió para João Pessoa. Como o voo de lá [Maceió] para Recife estava atrasado, eu iria perder a conexão para João Pessoa. Vim de táxi, pago pela azul, de Maceió até João Pessoa. A justificativa é sempre a mesma, manutenção não programada da aeronave”, conta o gerente. 

Grande ou pequeno, geralmente esses episódios causam prejuízos. No caso de Gleriston, algumas reuniões com clientes tiveram que ser adiadas. 

De acordo com o secretário de Defesa do Consumidor (Procon-JP), Helton Renê, nesses casos, o cliente pode ingressar com uma ação. O procedimento pode ser feito com auxílio do Procon ou pela Justiça. 

“Não é só o serviço em si, mas aquilo que está sendo ofertado. Ofertou ao consumidor, que adquiriu o produto ou serviço, se planejou e de repente não tem mais esse serviço, ele está caindo em prejuízo e pode sim contestar na Justiça. Todos aqueles que geram prejuízos têm que pagar”, explica. 

Voos cancelados em alta estação 

Segundo a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o cancelamento de voos no verão, época de aumento de viagens, pode impactar o turismo da Paraíba. Mas segundo ela, só há um impacto preocupante em casos recorrentes. “Se for esporadicamente, tudo bem”, analisa. 

Ao Portal MaisPB, ele informou que iria procurar a diretoria da empresa em São Paulo para ter esclarecimentos sobre o ocorrido. 

O Portal MaisPB entrou em contato com a assessoria de imprensa da Azul e questionou sobre o cancelamento de voos, medidas que seriam adotadas para minimizar o problema e prejuízos ao turismo na Paraíba. 

A empresa se limitou a informar que os voos foram cancelados em decorrência de “manutenções não programadas nas aeronaves ou por condições climáticas adversas”. A Azul ainda informou que os cancelamentos não têm qualquer ligação com o hub [centro de distribuição] em Recife. 

Fonte: MaisPB

2 comentários:

  1. Seria melhor se essa empresa deixasse de vez de vir para João Pessoa. Temos outras companhias aéreas que prestam um ótimo serviço.

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    1. Exato! Temos que divulgar isso cada vez mais, pois há realmente outras opções de companhias aéreas: Latam, Gol e Avianca.

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