6

EDITORIAL: Azul + João Pessoa + Voo cancelado (até quando?)


Desde que a Azul instalou seu hub de voos em Recife, o número de voos cancelados tem chamado muito a atenção em João Pessoa.

As duas rotas diárias, entre João Pessoa (JPA) e Recife (REC), tem levado os passageiros da Azul a ter novas opções de transporte: Ônibus e/ou van.

Os casos mais recentes de voos cancelados nesta rota, ocorreram de 20/11 a 09/12 (período de 12 dias) deste ano. 

De 45 voos programados no período, 13 voos foram cancelados, ou seja, quase 30% dos voos não ocorreram. E os passageiros tiveram que se deslocar por via terrestre.

Site de monitoramento de voos em tempo real (Flightradar24). Voo 5077 da Azul teve 4 voos cancelados. 

Alguns podem até achar que é por falta de passageiros, mas não é bem assim.

Dados disponibilizados pela Anac, revelam que no trecho entre João Pessoa e Recife operado pela companhia aérea Azul, a ocupação média dos voos regulares em outubro foi de 85%.

A aeronave que faz a rota é um ATR 72-600, que tem a capacidade máxima de 70 passageiros, na configuração típica da Azul.

Com base nessa ocupação média, é possível determinar que aproximadamente 773 passageiros foram prejudicados pelos voos cancelados pela Azul em João Pessoa. Isso somente em 12 dias.

Site de monitoramento de voos em tempo real (Flightradar24). Voo 5087 da Azul teve 5 voos cancelados. 

Um caso particular foi o voo 5087, que liga Recife (REC) a João Pessoa (JPA), no período noturno. Neste período de 12 dias, estavam programados 10 voos, mas somente 5 voos operaram normalmente.

Isso quer dizer que o voo 5087 teve metade de seus voos cancelados, ou seja, a cada 2 voos do 5087, 1 deles foi cancelado.

E sempre a mesma resposta aos passageiros: manutenção não-programada na aeronave...

Infelizmente a Azul só tem desinvestido em João Pessoa, com a retirada de diversos voos diretos, e em troca, ligações para o hub da Azul em Recife.

Quando uma aeronave ATR 72-600 sofre algum problema em Recife (ou cidades do hub), é o voo para João Pessoa que é cancelado. É a cidade mais próxima de Recife, então os custos de deslocamento dos passageiros serão sempre os menores, se comparados as outras cidades que a Azul opera.

É nessa matemática básica da Azul, que João Pessoa não se dá bem, nunca!

Isso é ótimo para a Azul, mas para os passageiros de/para João Pessoa?

Esse é o tratamento da Azul com os passageiros com origem/destino a João Pessoa.

As informações estão aqui, mas cabe a você (passageiro) decidir se quer passar por tudo isso, com este risco iminente de ter seu voo cancelado, seus compromissos atrapalhados e ainda percorrer um trecho por rodovia (e suas inseguranças, principalmente a noite).

Essa soma nociva, tem que acabar:

Azul + João Pessoa + Voo cancelado (até quando?)

Por Jarbas Moreira, do AEROJOAOPESSOA

6 comentários:

  1. Este Editorial é especialmente feito para Gleriston Castro, que me incentivou para publicar estes dados. Ele é passageiro frequente, e já fez sua opção para "não viajar mais".

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que acha positivo Recife vir a ser o hub da latam... Temos que torcer por Fortaleza... e daí rezar por uma rota JPA - FOR ... Pq se for em REC... vai acontecer o que acontece com a AZUL, vai deletar JPA do mapa

    ResponderExcluir
  3. Estou procurando qual a vantagem do HUB Recife da Azul para joão pessoa e até agora não vi nenhum. Preços... não; disponibilidade de voos... não. O que vejo mesmo é a alta taxa de cancelamento de vôos do HUB REC para JPA, e empurram ônibus para os passageiros. E ainda retirou voos diretos para viracopos que agora so tem de forma sazonal e olhe lá. Baseado nessa experiência, torço pra nenhuma companhia mais colocar HUB em RECife ou Natal, só trás prejuízo e extinção de voos para a PB.

    ResponderExcluir
  4. Pior, é que quem passa por isso, não gosta muito de falar por ai... aqui tem o espaço para a pessoa falar, mas ninguém quer. Muito estranho.

    ResponderExcluir
  5. O passageiro não é obrigado a aceitar a proposta da empresa aérea. No caso de cancelamento, é muito comum as empresas ocultarem o direito do passageiro de escolher voos de outras companhias aéreas, isso porque elas pagam caro para reacomodar os passageiros nas concorrentes. Mas é um direito! Exija se precisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Azul é esperta, pois não tem outra companhia fazendo a mesma rota, por isso vai de busão ou van.

      Excluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.