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Partiu Férias: quais seus direitos em caso de problemas em aeroportos?


Viajar nem sempre é só alegria, mas para evitar dores de cabeça, conheça seus direitos em alguns problemas comuns em aeroportos.

Quais são os seus direitos em caso de atrasos de voos?

Para voos partindo do Brasil, se o atraso for de uma hora: você tem direito a telefonemas e acesso à internet. A partir de duas horas: alimentação. Depois de quatro horas: acomodação ou hospedagem e transporte de ida e volta ao aeroporto. A empresa também deverá oferecer reembolso integral da passagem ou execução do serviço por outro meio de transporte.

Se o atraso acontecer porque o aeroporto foi fechado devido a neblina ou chuva, é importante ficar atento aos avisos para saber se o voo foi deslocado para outro aeroporto.

E se a sua bagagem não aparecer na esteira?

Você deve procurar um funcionário da companhia aérea, antes de sair da sala de desembarque, com seu comprovante de despacho de bagagem. Caso a mala não seja localizada em sete dias (no caso de voos domésticos) ou em 21 dias (em voos internacionais), a companhia deve entrar em contato em até sete dias para procedimentos de indenização. Se você estiver fora de casa, as despesas relacionadas ao extravio da bagagem também serão reembolsadas, dentro dos limites estabelecidos no contrato, mediante apresentação de comprovantes.

E se a sua bagagem for violada?

Se a mala apresentar quaisquer danos devido ao transporte durante a viagem ou se ela aparentar mais leve, você tem sete dias para reclamar na companhia. A bagagem irá passar por uma inspeção e pesagem. Comprovado o dano, a empresa deverá pagar uma indenização.

Desistências e Remarcações

Você pode desistir da viagem até 24 horas depois de comprar os bilhetes, sem custo nenhum. Já para remarcar a passagem, é possível que tenha custos adicionais.

Fonte: Extra

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