0

Vai viajar nas férias? Veja aplicativos que você precisa ter no celular

Celular pode ser um grande ajudante em uma viagem. Foto: Getty Images/iStockphoto.

Fazer uma viagem às vezes pode ser muito estressante – seja antes ou durante o passeio.

Mas menos mal que agora vivemos na era do smartphone. Sabe todas aquelas dúvidas que podem surgir ao ir a um lugar diferente? Pois então, elas podem ser amenizadas com inúmeros aplicativos.

São diversas opções para te deixar tranquilo agora nas férias depois que a viagem já estiver marcada. Mapas com diferentes funções, conversor de moedas, planejador de itinerários, traduções, apps para descobrir locais no destino... Enfim, muita coisa.

Veja abaixo aplicativos indispensáveis para sua próxima viagem.


Mapas de todos os tipos

Para não ficar perdido, você precisa de mapas no smartphone - quem usa mapas de papel ainda, né? O maps.me é uma opção excelente por permitir que você faça download dos mapas e veja offline mais tarde, podendo calcular rotas a pé ou de carro. O Google Maps também é sempre uma ótima opção para navegação em lugares que você não conhece. 

Dependendo do lugar que você vá, considere também baixar o CityMapper para calcular rotas de transporte e o aMetro, que oferece o mapa do metrô de várias cidades do mundo. Já o app Rome2Rio também é uma boa opção em busca de transporte: você coloca o ponto de partida e o de chegada e ele te mostra todas as combinações de transporte possíveis - avião, trem, ônibus, barco, carro, etc.


Descubra Wi-Fi por aí!

Economizar planos de dados é essencial para qualquer viajante que não queira ter uma surpresa desagradável na conta de celular na volta. Vários aplicativos por aí oferecem senhas de Wi-Fi públicas disponível para você, como o Instabridge, o Wiffinity, o MandiC Magic e o próprio Facebook.


Divida os gastos

Se você vai viajar em grupo, há um aplicativo essencial. O Splittr oferece um meio bem fácil de dividir gastos automaticamente. Você coloca o que cada um gastou e o aplicativo cuida do resto. É possível até misturar diferentes moedas. Você pode convidar amigos para um grupo dentro do app e cada um poderá adicionar despesas. Ele ainda funciona offline, o que é excelente para viagens.


Não sabe a língua? Relaxa

Problemas com uma língua diferente podem ser resolvidos com a ajuda de aplicativos. Deixamos duas sugestões. O Duolingo é excelente para treinar antes e durante sua viagem, principalmente se quer aprender a falar frases básicas em outro idioma. Já o Google Tradutor vai te salvar em momentos de desespero - basta colocar lá a palavra ou a frase que você quer traduzir e ele pode até falar a frase em voz alta.


Conversor de moedas

Se você não está familiarizado com a moeda local do país que você vai visitar, é de suma importância ter um conversor de moedas. Existem vários aplicativos voltados a isso nas lojas de apps, mas um dos melhores é o Conversor de Moedas Oanda, que funciona offline. Se quer saber cotação de alguma moeda, é bom ter o UOL Cotações no seu smartphone.


Descobrir lugares

Às vezes é difícil se ambientar com restaurantes e lugares para conhecer em um lugar diferente. Alguns apps podem resolver isso. O Trip Advisor vale para qualquer lugar do mundo, inclusive o Brasil, com sugestões de restaurantes, hotéis e atrações turísticas - inclusive com avaliações de quem frequentou os locais. O AroundMe é excelente porque consegue mostrar literalmente estabelecimentos que estão nas suas redondezas - banco, restaurante, hospital, supermercado e etc. Para vida noturna, tente o aplicativo Time Out.


Planejador de viagem

Esses dois são para quem gosta de se planejar bem antes da viagem - o que é importante principalmente se você está indo para múltiplos destinos. Os aplicativos Google Trips e Tripit deixam tudo muito fácil e organizado para você. No caso do Google, tudo é interligado pelo Gmail. Já no Tripit basta enviar seus e-mails com todas as reservas (voos, carro, hotel, restaurante, atrações, eventos, etc) que ele te monta um itinerário da sua viagem. Bem interessante.


Arrumar as malas

Esquecidos, estou falando com vocês. Todo mundo já deve ter experimentado aquela sensação de fazer uma viagem e perceber ao chegar ao destino que esqueceu de colocar algo na mala. A solução para isso é o aplicativo PackPoint. Em vez de fazer na mão a relação de itens na mala, que tal fazer em um app? No aplicativo, você responde perguntas sobre a viagem (envolvendo destino, data, atividades e afins) e aí ele compila uma lista de itens que você não pode esquecer.


Transporte em carro privado

O Uber é uma plataforma mundial de transporte privado de passageiros presente em 108 países. Por isso, você pode pesquisar antes se a cidade que você está viajando conta com o app. É uma ótima opção para momentos em que você está disposto a pagar a mais pra ir de carro até algum local. Veja também outros apps como Cabify e Lyft.


Previsão do tempo

Você até pode confiar na previsão do tempo dada pelo aplicativo ou widget padrão do seu celular. Mas existem alguns aplicativos mais eficazes para isso, principalmente quando falamos de viagens internacionais. Um deles é o Accuweather, com dados bem fidedignos relacionados ao clima.


Para os momentos de tédio

Imagina o tédio de ficar horas em um voo, trem ou ônibus sem fazer nada? Na geração de smartphones, não temos mais isso. Baixe aplicativos como Spotify, Deezer, Rdio, Netflix e afins para ouvir música e assistir filmes à vontade. O melhor é que, com a opção de download em alguns como Spotify e Netflix, nem é preciso estar conectado à internet para se distrair.


Por fim, poste as fotos

Se vai tirar muita foto, não existe aplicativo melhor que o Instagram para você ter no seu celular. Poste suas fotos, coloque hashtags e encha os amigos de inveja branca da sua diversão. O Instagram é uma rede social apenas para fotos e vários usuários consideram mais "good vibes" do que o tóxico Facebook.

Fonte: Uol

Nenhum comentário

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.