1

Latam e Azul são aéreas com mais queixas de passageiros em 2017, aponta Anac


A Latam e a Azul foram as empresas aéreas brasileiras que receberam o maior volume de reclamações de passageiros em 2017, aponta levantamento divulgado nesta terça-feira (16) pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

De acordo com a agência, a Latam recebeu 5.479 reclamações no ano passado e, a Azul, 3.478. Elas dividem a primeira posição porque registram um índice de 18 queixas para cada 100 mil passageiros transportados (a primeira transportou 30,5 milhões e, a segunda, 19,6 milhões em 2017).

A terceira posição entre as mais reclamadas ficou com a Avianca: total de 1.179 queixas e índice de 12 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados. A quarta foi a Gol, com 2.178 reclamações no ano passado e índice de 7 reclamações para cada 100 mil passageiros transportados.

A Avianca transportou 9,8 milhões de passageiros em 2017 e, a Gol, 29,2 milhões. Isso explica o fato de a Gol registrar um índice de reclamações menor para cada 100 mil passageiros transportados.

Em nota, a Latam informou que "está empenhada em prestar o melhor serviço aos seus clientes, cumprindo todas as exigências de atendimento, conforme a legislação vigente."

A Azul afirma que "tem o compromisso de atender seus clientes com excelência, por meio de um serviço de qualidade, eficiência, presteza e, principalmente, segurança" e que "está sempre trabalhando para melhorar os produtos, serviços e a experiência de seus clientes."

Também em nota, a Avianca informou que "trabalha constantemente para aprimorar cada vez mais seus serviços e atendimento aos clientes" e que "esse trabalho se refletiu no relatório da Anac com o destaque da companhia como a que obteve o maior índice de satisfação pelos consumidores."

Já a Gol informou que "trabalha constantemente na busca de excelência operacional para oferecer a melhor experiência aos seus clientes." A empresa diz ainda que "continuará com todos seus esforços para aprimorar ainda mais o atendimento em solo e nos seus voos e também junto às equipes que fazem o relacionamento com os passageiros que escolhem voar com a Gol."

Veja a íntegra das notas das empresas aéreas ao final desta reportagem.


O levantamento sobre a satisfação dos passageiros com as empresas aéreas é inédito e tem como base reclamações feitas no portal consumidor.gov.br. De acordo com a Anac, as informações passarão agora a ser divulgadas trimestralmente.

Além do número de queixas, a agência também divulgou nesta segunda o prazo médio de resposta das empresas aéreas aos consumidores; o índice de solução das demandas; e o índice de satisfação dos passageiros com o atendimento prestado pelas empresas.

De acordo com a Anac, a Avianca registrou o prazo mais longo para resposta às demandas dos seus clientes: 8,55 dias. Gol (8,19 dias), Latam (7,85 dias) e Azul (5,09 dias) vêm em seguida.

A Avianca teve, porém, o melhor índice de solução das demandas, segundo avaliação dos consumidores: 77,11%. A Latam registrou 68,79%; a Gol 66,45%; e a Azul 53,44%.

A Avianca também ficou com o maior índice de satisfação dos consumidores com o atendimento prestado. Em uma escala de 1 a 5, as empresas receberam as seguintes notas:

- Avianca: 2,96
- Gol: 2,65
- Latam: 2,54
- Azul: 2,08

Leia a íntegra da nota da Azul:

A Azul Linhas Aéreas afirma que tem o compromisso de atender seus Clientes com excelência, por meio de um serviço de qualidade, eficiência, presteza e, principalmente, segurança. Prova disso é que a companhia vem sendo constantemente reconhecida por público e crítica pela excelência no trato com seus Clientes. Recentemente, a Azul foi eleita a empresa que mais respeita o consumidor, pela revista Consumidor Moderno; a melhor low-cost do mundo e a terceira melhor aérea do planeta, pelo site de viagens TripAdvisor; a empresa mais pontual do Brasil e das Américas, pela FlightStats; e a melhor companhia aérea da América do Sul pela Skytrax, que promove o prêmio máximo da aviação. Mesmo com todas essas premiações, a Azul ressalta que está sempre trabalhando para melhorar os produtos, serviços e a experiência de seus Clientes.

Leia a íntegra da nota da Gol:

“A GOL trabalha constantemente na busca de excelência operacional para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. A Companhia continuará com todos seus esforços para aprimorar ainda mais o atendimento em solo e nos seus voos e também junto às equipes que fazem o relacionamento com os passageiros que escolhem voar com a GOL.”

Leia a íntegra da nota da Latam:

"A LATAM Airlines Brasil está empenhada em prestar o melhor serviço aos seus clientes, cumprindo todas as exigências de atendimento, conforme a legislação vigente. A companhia reforça, ainda, que mantém um canal aberto para diálogo com todos os seus clientes por meio do Fale com a Gente, serviço de atendimento disponível 24 horas por dia pelo telefone 0800 123200 e pelo site www.latam.com no caminho: Contato > Fale com a Gente > Envie sua mensagem."

Leia a íntegra da nota da Avianca:

"A Avianca Brasil informa que trabalha constantemente para aprimorar cada vez mais seus serviços e atendimento aos clientes. Esse trabalho se refletiu no relatório da Anac com o destaque da companhia como a que obteve o maior índice de satisfação pelos consumidores.

A empresa ressalta ainda que realiza treinamentos periódicos com as equipes em solo e dos voos para garantir que os passageiros tenham a melhor experiência possível em suas viagens com a companhia."

Fonte: G1

Um comentário:

  1. Matéria gentilmente enviada pelo leitor do AEROJOAOPESSOA, Rudolf Thales.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.