1

Maior avião produzido no Brasil, o KC-390 entrará em serviço na FAB em junho desse ano


A Força Aérea Brasileira deverá receber ainda em 2018 os primeiros KC-390, que concluiu mais de 97% do desenvolvimento previsto.

As duas primeiras unidades serão entregues à Ala 2, baseada em Anápolis.

Atualmente, os dois protótipos do KC-390 acumulam mais de 1.500 horas de voo e 40.000 horas de testes em laboratório. Em dezembro o avião atingiu a Initial Operational Capability (IOC), ou capacidade inicial de operação. O IOC assegura as condições necessárias para o início da operação do KC-390 em conformidade com as necessidades da FAB.



Como parte do IOC, a Embraer recebeu um Certificado de Tipo Provisório da Anac, garantindo a adequação do projeto aos requisitos de certificação de aeronaves de transporte. A expectativa é receber nos próximos meses o Certificado de Tipo final, além de concluir os ensaios das diversas funcionalidades militares, o que permitirá receber a Final Operational Capability. Entre os ensaios finais estão lançamento de carga, novos requisitos de reabastecimento em voo, operação em temperaturas abaixo de zero e com neve. O KC-390 foi projetado para operar sem restrições em qualquer ambiente operacional, em condições altas e quentes, assim como na Antártida em condições de gelo e em pista não preparada.

Recentemente os protótipos foram submetidos a operações no Emirados Árabes e na Arábia Saudita, com temperaturas entre 45ºC e 49ºC, respectivamente. Nos Estados Unidos foi submetido a congelamento artificial, com temperaturas abaixo de zero.

A expectativa da FAB é receber os dois primeiros aviões de série em junho. Os primeiros aviões serão entregues com capacidade inicial, com condições de cumprir missões de transporte logístico, lançamento de fardos e paraquedistas – tanto pela rampa quanto pela porta, entre outras. Porém, assim como em todos projetos militares, a plena capacidade será obtida ao longo dos primeiros meses de serviço ativo.

Fonte: Aeromagazine

Um comentário:

  1. Matéria gentilmente enviada pelo leitor do AEROJOAOPESSOA, Rudolf Thales.

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação!

Aerojoaopessoa. Copyright © 2012 - 2016. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger.